20091229

Bloom Project Aldeinha

Reinterpretada com plantas e cores, uma antiga favela emerge na forma de obra de arte para rememorar a vida de seus moradores e ser um espaço de convívio e transformação social.
Esse cenário é o coração da maior megalópole da América Latina. São Paulo, bairro da Lapa. De um lado, a Marginal do Rio Tietê e a Ponte Júlio Mesquita Neto: é a Favela Aldeinha – com 17 mil metros quadrados.

Neste terreno foram plantadas algumas sementes de transformação. Um projeto socioambiental que pretende recuperar essa área por meio de uma obra de arte viva: um jardim de folhagens coloridas que vai reproduzir a planta original da favela – suas casas, ruas e becos – para fazer nascer ali um local de lazer e encontro entre as diferentes classes socioeconômicas de São Paulo.

O conceito da obra é do artista francês Jean Paul Ganem, conhecido pelo trabalho de landscape art realizado no interior da França, em aterros sanitários no Canadá e em pistas de aeroportos. "aqui a favela ainda está dentro da cidade e, no entanto, seus moradores são invisíveis. E eles querem ser vistos. Essa obra de arte vai rememorar as pessoas da Aldeinha e levar a classe média para dentro da favela, por meio de um único vetor: plantas”, diz Ganem.

O artista escolheu folhagens nativas que crescem o ano inteiro para compor toda a obra, e, na área que reproduz as moradias, vai usar 80% de grama colorida e 20% de pedras portuguesas retiradas durante uma reforma das calçadas da Avenida Paulista.

Educação ambiental, capacitação profissional, geração de renda e reinserção social constituem o cerne do projeto, encabeçado pela Brazimage Productions.

Para que mais gente possa participar dessa transformação foi criada a campanha Bloom Project Aldeinha, que permite que os cidadãos adquiram quotas no site www.bloomproject.org.br para acompanhar o processo de realização da obra e ao final quando esta estiver pronta receber uma foto fine art numerada e assinada pelo artista com uma tiragem de 17 mil cópias.

TRANSFORME VOCÊ TAMBÉM E PARTICIPE!

Site: http://www.bloomproject.org.br/
Flickr: BloomProject
Twitter: @bloomproject
Comunidade Orkut: Bloom Project Aldeinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário