20100323

Atack a mural: OSGEMEOS, NUNCA, NINA, Finok, e Zefix

"R$ 200.000 em Maquiagem e a Cidade em Calamidade" foi a frase pichada, no dia 18 março, no mural que os grafiteiros OsGemeos, Nunca, Nina, Finok e Zefix pintaram na Avenida 23 de maio.



A prefeitura de São Paulo gastou no painel R$ 200 mil reais entre gastos com tinta e cachê para os grafiteiros (30 mil reais para cada), sem contar o gasto com verniz anti pixação que facilitou a limpeza do muro, removendo os pixos em cinco horas após a ação, na mesma madrugada a prefeitura mobilizou uma equipe com dois guindastes para limpar o painel.


Há quem compare a agilidade da prefeitura para apagar a pichação no mural ao ocorrido no Jardim Pantanal, bairro pobre da Zona Leste, em que o Prefeito Kassab demorou mais de um mês para tomar uma providência em relação às enchentes que o bairro sofreu e continua sofrendo, sempre que chove. Sem contar as várias outras necessidades que a cidade tem e demoram para ser atendidas ou não o são.

A discussão também ocorre no âmbito do grafite, Cripta Djan:


"Desde o nosso primeiro ataque, o propósito foi o de resgatar o lado contestador da Pixação que estava perdido e inserir o movimento em uma discussão no meio artístico, começamos pelo meio acadêmico que acabou rejeitando a tese de RAFAEL PIXO BOMB que defendeu em seus quatro anos de estudos na Faculdade de Belas Artes, a Pixação, como forma de expressão artística.



A Galeria Choque Cultural sempre disse ser a única representante da arte de Rua do Brasil, e que não tinha preconceitos com nenhum tipo de expressão urbana, então demos a eles uma verdadeira exposição de Pixação dentro do contesto do movimento que é a ilegalidade, a resposta deles foi prestar uma queixa crime na policia. 


A Bienal foi um convite da própria curadoria que declarou que a Bienal daquele ano (Em vivo contato) estava aberta para intervenções urbanas, e a resposta deles foi mandar a Pixadora Caroline Piveta da Motta para cadeia.

Os atropelos aos painéis de Grafites autorizados e financiados e uma cobrança a conduta dos Grafiteiros que se renderam ao sistema e assassinaram o espírito marginal do Graffiti, pois o verdadeiro Graffiti nasceu na ilegalidade e sempre se apropriava de espaços públicos de forma ilegal, alem disso o Graffiti passou a ser usado como antídoto contra a Pixação, já que os donos dos muros empresários e Governantes perceberam que locais Grafitados não eram pixados."




Veja fotos do grafite e da pichação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário